Adegueiro

sexta-feira, dezembro 30, 2005

Corpse Bride


Enquanto arrefece a febre consumista de milhões de portugueses, eu decidi dar um pulo ao cinema (agora muito mais vazios...talvez porque "aquele novo telemóvel 3G que comprei para substituir o velhinho já com 1 mês" tenha custado mais do que muita gente deveria poder comprar) para ver o novo filme de Tim Burton. Corpse Bride (a Noiva Cadáver), filme de 2005, é mais uma incursão deste realizador pelo mundo da animação. The nightmare before Christmas é uma pérola (para quem gosta do género) e este talvez não lhe fique atrás. Digo talvez porque sinceramente não faz muito o meu estilo. A história é engraçada: Victor (voz de Johnny Depp) vai casar com uma filha de lords, mas precisa de treinar os seus votos, então por engano, Emily (voz de Helena Bonham Carter, esposa de Tim Burton) uma "noiva" morta à uns anos, aceita a juras de amor e faz Victor seu marido na terra dos mortos. Para mim é pena o filme ser uma espécie de musical...se bem que nada tão entediante como os ditos em Hollywood... As cores estão espectaculares (o mundo dos mortos é extremamente mais colorido que o dos vivos), a animação é perfeita, com contornos delicados e óptima expressividade.
Do Tim Burton espera-se sempre muito, daí talvez a minha desilusão. O filme é curto, no sentido em que não se deixa conhecer quase a totalidade das personagens, e talvez o maior pecado...o lado negro característico de Burton é aqui substituído pelo espírito natalício e infantil. Não completamente...mas suficiente.
6/10

segunda-feira, dezembro 26, 2005

Kong!


Convite aceite.

Na minha mais recente incursão pelo cinema, ficaria a conhecer não só o ultimo filme de Peter Jackson – King Kong – como também a maior (melhor?) sala de cinema, aqui em terras de Viriato.
Comecemos pelo segundo ponto: a sessão estava marcada para as 20.30, pontualmente estava eu sentado numa cadeira, bem confortável por sinal.
Lá dão uso ao reóstato e ficamos às escuras…Começam as habituais teasers (até aqui nada de anormal) seguindo-se quase 15 min de publicidade. Pois é, igual à que se vê (ou não) no intervalo do Jornal nacional…Já me estavam a estragar o serão!
Seguem-se as trailers dos próximos blockbusters, até que (finalmente) e com 1/2 hora de atraso lá começa o filme propriamente dito.
Como “aspirante a audiófilo” que sou, estava com grandes expectativas relativamente à qualidade do som, visto ser um grande fã do já defunto cinema S. Mateus (R.I.P.)
Posso dizer que as colunas JBL tri-amplificadas se portam bem, estão bem calibradas, apresentando um som definido quanto baste para se ter uma boa experiência. A qualidade do projector também não deixa a desejar.
Aliado às boas propriedades acústicas da sala, e passando pró filme foi um prazer ver (e ouvir) King Kong. São três horas de puro entretenimento, com efeitos especiais do outro mundo, salientando no meio de tanta acção, a luta de Kong com os T-Rex.
Como nunca tinha visto o original, este remake de Peter Jackson é para mim um dos filmes do ano. O argumento prende o espectador desde o princípio até ao fim, que mesmo após 3h de filme, não apresentei sinais de fatiga.
Posto isto, já posso ir ao cinema em Viseu. Depois da “morte” do cinema S. Mateus não tínhamos salas de cinema (as salas de cinema do Palácio do Gelo não são dignas desse nome).
King Kong 9/10

Xbox 360 desbloqueada por crackers

"Um grupo de crackers, auto-denominado Team PI Coder, aparentemente conseguiu quebrar o sistema de protecção contra pirataria da Xbox 360. "

Por mais que tentem existe sempre forma de "quebrar" o sistema...Deviam pensar era em formas de incentivar a compra legal de software.

Cinema na adega


E é assim, em ambiente pós-festivo, que vou começar a debitar a opinião às minhas incursões pelo mundo do cinema e da música. Sempre que me dê na real gana vou dizer o que acho de um determinado filme ou álbum que tenha chegado até mim. Convido todos os adegueiros a fazer o mesmo.
Começo por um filme de 2004, realizado por James Wan, este SAW (ou no nosso português: ENIGMA MORTAL) apresenta-se como um filme de terror, mas que ao fim ao cabo é um belo thriller com demasiadas inovações para ser classificado como hollywoodesco. O fim é brilhante, talvez para compensar alguma previsibilidade que, por vezes desilude pela expectativa que a narrativa nos vai dando. A história começa com Adam e Gordon, amarrados um em cada canto de uma espécie de sala com um morto entre eles. Vêem-se reféns de um serial-killer que pretende moralizar as suas vítimas, dando-lhes sempre hipótese de salvação (nem que isso implique matar o namorado ou cortar uma perna a si próprio). Vale a pena ver, foi vencedor de melhor argumento no Fantasporto e nomeado para a melhor filme na secção oficial cinema fantástico.
7/10

quinta-feira, dezembro 22, 2005

O Vitinho



Esta personagem marcou um conjunto de gerações, mas em particular a minha, pois era a ela que o "Vitinho" mais se destinava.

Enquanto folheava o arquivo dos vinis que tenho aqui em casa, este, como não podia deixar de o ser, chamou-me em particular a atenção. Isto porque, por um lado, o "Vitinho" foi durante uns anos aquele que me "dizia" que era a altura de ir dormir. Por outro lado, a partir do momento que este personagem surge, o meu nome, e de outros pessoas que tinham o mesmo que eu, entenda-se Vítor, deixam de ser tratadas como tal, assumindo-se a partir dessa altura como Vitinho.

quinta-feira, dezembro 15, 2005

A minha manhã de 15 de Dezembro de 2005

Imaginem o seguinte:
Acordam, enrolados nos lençois e cobertores, quentinhos como nunca, olham para o relógio despertador e este marca, 9:00. Vocês pensam, porreiro ainda faltam 50 minutos para me levantar, lá fora deve estar um frio...
Volvidos 50 minutos o alarme do vosso telemóvel toca, e vocês continuam tão quentes dentro da cama que nem se mexem, pois há sempre um pequeno vento que se levanta dentro da cama, um frio que se gera quando se ajeita um cobertor. Lá fora a única coisa que ouvem é o barulho de um vento que não se apresenta nada simpático, indiciando um frio nada aconchegante. Apesar de hesitarem várias vezes em se levantarem para irem até à escolinha ter uma aula ou continuarem quentes e a descansar, resolvem finalmente em pôr os pés fora da cama...que frio.
Levantam-se, tomam banho e enquanto tomam o pequeno almoço vão até à janela e vêem as árvores a abanar como nunca, mas como a parte mais complicado do dia já lá vai (levantar) nem hesitam mais, pegam no caderno e rumo à garagem para irem buscar o carro que vos vai "levar" a fazerem 15Km até à escolinha.
Da porta da rua até à garagem são cerca de 20 metros, mas foram os suficientes para que vocês se apercebam que o dia não ia ser nada fácil. Num ápice as vossas orelhas, as vossas mãos, todos vocês ficam enregelados, o vosso cabelo voa como nunca (a minha popa que o diga), e já agora, para quem não sabe, quem pesa cerca de 60Kg (mais coisa menso coisa) tem uma certa dificuldade em manter o equilibrio com tanto vento.
Apesar de tudo lá chegamos à garagem, carro à trabalhar e lá vamos nós, percorremos 15Km, estacionamos o carro na escolinha. Do carro até à porta da escolinha são uns 40metros, apanha-se mais um vento e um frio descomunal, voltam a enregelar. Quando estão a caminho da sala, encontram duas colegas de turma que vos dizem, "olha, o professor acabou de telefonar a dizer que de manhã ele não vem dar aulas, se quiseres podes ir embora...".

Blog Hospital de Viseu

http://hospitaldeviseu.blogspot.com/

Neste blog poderão encontrar algumas peripécias que se passam no Hospital de S. Teotónio. O que posso dizer é que todas elas têm fundamento, e qualquer semelhança com a realidade não é pura coincidência. Enfim, tirem as vossas conclusões e verifiquem como anda a administração pública no nosso país….

terça-feira, dezembro 13, 2005

Stanley "Tookie" Williams



Stanley Williams, de 51 anos, foi considerado culpado pela morte de quatro pessoas em 1979 e condenado à morte em 1981. A sentença foi executada por injecção letal, na penitenciária de San Quentin, perto de São Francisco.
Williams afirmou sempre estar inocente dos crimes, embora assumisse a culpa de ter criado um violento "gang" de rua, os "Crips", que formou em 1971 em Los Angeles.
Desde a sua condenação à morte que Williams repudiou o seu passado e, a partir da cela na penitenciária de San Quentin, dedicou-se à escrita de livros infantis e militou contra a violência.
Todos os recursos para que a pena fosse transformada em prisão perpétua fracassaram.

Este é mais um caso que nos põe a pensar se a pena capital será justa ou não.
Por um lado, temos aquela posição que nos diz, que este homem, que apesar de aparentemente de não ter sido ele a cometer os crimes, incitou alguém a comete-los, ou seja, ele também tirou a vida a alguém sem razão para tal, e agora a pena justa para ele é o reverso da medalha - a sua morte.
Por outro lado, existe a posição de que todos temos direito a uma segunda oportunidade, que nada nem ninguém tem direito a tirar a vida a outrém, mesmo que esse alguém tenha cometido um crime horrendo.
Ao que parece, Stanley Williams, encontrava-se completamente reabilitado, pois a partir da cela na penitenciária de San Quentin, dedicou-se à escrita de livros infantis e militou contra a violência.

segunda-feira, dezembro 12, 2005

OPEP suspende oferta

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) decidiu hoje, no Kuwait, manter a produção actual de 28 milhões de barris por dia e suspender a oferta suplementar de dois milhões de barris, anunciou o seu presidente, o xeque Ahmed al-Fahd al-Sabah.

Será pelo facto do petróleo estar a ser transaccionado abaixo dos 60 dólares, e com mais oferta o preço por barril “vir por aí abaixo”?

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Mourinho de cera


Qual é o real? José Mourinho - o original e o de cera - lado a lado
O português José Mourinho admirou ontem a sua réplica falante em cera no Museu Madame Tussaud, em Londres.

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Humilde homenagem


25 anos depois do assassínio, aqui está a minha terrena homenagem a um Homem que ajudou a mudar o Mundo. Ainda hoje e para sempre!

Imagine there's no heaven,
It's easy if you try,
No hell below us,
Above us only sky,
Imagine all the people
living for today...

Imagine there's no countries,
It isnt hard to do,
Nothing to kill or die for,
No religion too,
Imagine all the people
living life in peace...

Imagine no possesions,
I wonder if you can,
No need for greed or hunger,
A brotherhood of man,
imagine all the people
Sharing all the world...

You may say I'm a dreamer,
but I'm not the only one,
I hope some day you'll join us,
And the world will live as one

John Lennon (1940-1980)

O puto Ronaldo


Nem me vou alongar neste post, porque a foto fala por si. Mas por muito que este menino se sentisse irritado, por um lado por a sua equipa estar a perder, por outro por ter sido substituido e por fim por ter sido assobiado, não há nada que justifique este gesto para um publico que tem a mesma nacionalidade que a dele.

terça-feira, dezembro 06, 2005

Definidos os potes para o sorteio do Mundial de futebol de 2006

Sorteio do Mundial'2006:
Pote 1: Alemanha, Inglaterra, Argentina, Brasil, Espanha, França, Itália e México
Pote 2:Austrália, Angola, Costa do Marfim, Equador, Gana, Paraguai, Togo e Tunísia
Pote 3:Croácia, Holanda, Polónia, PORTUGAL, República Checa, Suécia, Suíça e Ucrânia
Pote Especial:Sérvia e Montenegro
Pote 4:Arábia Saudita, Coreia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Irão, Japão e Trinidad & Tobago

É esta a distribuição das equipas pelos potes, sendo que a grande surpresa é a inclusão do México no pote 1. Angola fica-se pelo pote 2 enquanto que Portugal fica no pote 3.
Refere-se a existência de um pote especial onde fica a Sérvia e Montenegro, por forma a garantir que não haverá mais de duas equipas europeias por grupo.

domingo, dezembro 04, 2005

25 Anos depois


Muitas já foram as investigações, muitos já foram os peritos que deram pareceres sobre o caso, muitas já foram as comissões parlamentares, no entanto 25 anos depois a dúvida ainda persiste, atentado ou acidente.

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Adegueiros somos todos!


Estes são clientes regulares da adega...e sempre conseguiram pagar! Viva o povo português solidário... Arrumadores ricos, parquimetros na falência!!! Assim mesmo meu povo, dêm que o medo é melhor que um carro riscado, o ego que se lixe, vingamo-nos nas auto-estradas a 200!!!

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Prazer dos diabos


Na minha humilde opinião, o novo programa da Sic Comédia, entitulado "Prazes dos Diabos", é sem dúvida alguma dos melhores programas da televisão portuguesa.
Quem quiser vê-lo, dá todas as quartas na Sic Comédia, das 22:30 às 23:30. Se quiser saber mais passe por aqui.

Xbox 360


É já amanhã que um qualquer português pode adquirir a nova máquina da Microsoft, a Xbox360. Eu até vos dizia quanto é que devem dispender caso a queiram comprar, mas não me apetece...ou será que eu não sei...!!!

Ignição

Fonix, qui lôcura!