Adegueiro

segunda-feira, setembro 25, 2006

Pulse

A minha incursão pelo trabalho dos Pink Floyd começou à relativamente pouco tempo, com o intitulado Echoes: The Best of, por ocasião do seu lançamento. Nessa altura fui sujeito a uma pequena exposição do perfeccionismo que individualiza esta banda.
Pulse, o recentemente lançado DVD, documenta a Division Bell tour (que também passou por Alvalade) filmado no London Earls Court em 1994. Disponível em VHS à muito, a conversão para formato digital foi problemática, e é possível em vários planos notarem-se artefactos e muito grão* na imagem. O mesmo não se pode dizer do som, soberbamente masterizado por James Guthrie, surround 5.1 com duas opções de bitstream: 448 kbps ou 640kbps, este ultimo indicado para reprodutores de maior qualidade.
Detenho uma colecção razoável de concertos em DVD, mas nada me tinha preparado para um espectáculo excepcional, superior a todos os demais. Os efeitos visuais são do outro mundo, com um trabalho de iluminação a todos os níveis impressionante, que acompanha na perfeição as notáveis interpretações de Gilmour & companhia. Tive ainda a “sorte” de ouvir muitas das musicas pela primeira vez, o que veio enaltecer ainda mais a experiência.

Com Pulse consegui finalmente perceber a histeria que rodeia Pink Floyd . É (foi) de facto uma banda cuja espécie não há outra.

*9,9/10