Adegueiro

sábado, agosto 05, 2006

Até quando?!


A ofensiva israelita sobre o Líbano, e sobre a Palestina, não termina, nem parece estar perto do seu fim.
Dia após dia as imagens de destruição e de morte surgem em catadupa, sem que a comunidade internacional mostre sinais de querer pôr um fim a tal cenário. Os EUA, já foram a terreiro, pela pessoa de Condoleza Rice, mostrar hipocritamente que estão preocupados com a actual situação, quando no fundo, como todos nós sabemos, para além do óbvio apoio militar dos EUA aos israelitas, também é evidente que Israel está a fazer aquilo que os EUA gostariam de fazer, mas que por enquanto não lhes convinha.
Mas, por convicção, com quase toda a certeza, os EUA esperam que a Síria ataque Israel para terem "legitimidade" de desferir o seu ataque contra este país, e para estarem a um passo do Irão.
Depois do que se tem visto, interrogo-me sobre quem é que afinal faz parte do "pseudo eixo do mal". Isto porque, a pretexto do rapto de dois soldados, Israel destrói por completo todo um país, mata centenas de civis inocentes, obriga que todos os estrangeiros que aí se encontravam estabelecidos, tenham de regressar aos seus países de origem. Depois, no meio de tamanha hipocrisia, os israelitas ainda ficam chocados com os ataques indiscriminados do Hezbolah com os seus mísseis Katyusha.
Mas é demais por evidente, que este ataque dos israelitas nada mais é do que um tiro no próprio pé. Se na Palestina, e após tudo o que aí têm feito, o grupo terrorista Hamas atingiu o poder, que ninguém fique surpreendido, se nas próximas eleições no Líbano, igualmente o Hezbolah chegue ao poder. Não é difícil perceber o porquê, pois para as populações desses países, os únicos que os tentam proteger e que tentam fazer frente aos israelitas são exactamente estas organizações, temos como exemplo agora o Hezbolah que é o único a tentar defender o seu território, e ainda a atacar o próprio território inimigo.
Posto isto, julgo que violência gera violência, ódio gera ódio, e infelizmente, aquela zona do planeta continuará alicerçada na violência e no terror.

6 Comentários:

  • E alguém se lembra dos 4 observadores da ONU mortos num raide israelita? Imaginem se eram os palestenianos ou a Al-Qaeda a fazer isso...

    Por Blogger Loftarasa, Às 11:11 da manhã  

  • É uma guerra sem fim.

    Por Blogger MGuerra, Às 1:32 da tarde  

  • Excelente artigo de Domingos Lopes, vice-presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação, no Público de Sábado. "Israel destrói e nós pagamos?” Claro, conciso, e até moderado. Pena que não tenha acesso à edição online para transcrever nos blogs

    Abraço. Continuem

    Por Blogger Domingos Neto, Às 11:54 da manhã  

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    Por Anonymous Anónimo, Às 6:40 da tarde  

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    Por Anonymous Anónimo, Às 3:59 da tarde  

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    Por Anonymous Anónimo, Às 2:04 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial