Adegueiro

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Tabaco


Por vários motivos uma vez mais faço um "post" um pouco atrasado, no entanto a temática que vou abordar é daquelas que eu mais gosto de "discutir", e não queria deixar de me pronunciar sobre tal situação.
Assim, o que me leva a fazer este "post", foi ter visto uma reportagem na RTP1 sobre a feliz decisão do governo espanhol de à umas semanas atrás ter promulgado uma lei sobre a proibição de fumar em locais públicos fechados. No entanto, na altura os espanhóis não aparentavam ainda ter a real noção das repercussões desta medida, agora com o tempo surgem os críticos, ou seja os fumadores.
Fiquei totalmente atónito, quando vejo fumadores (espanhóis) muito chateados pelo facto de agora não poderem fumar nos cafés, restaurantes, etc., de dizerem ter sido uma falta de respeito do governo espanhol a promulgação de tal lei. Falta de respeito, digo eu, é o facto deles ignorarem todos os outros que se encontram em seu redor e que não pretendem fumar, nem activa nem passivamente e têm de levar com o fumo dos outros.
Nós por cá ainda nem lei temos a regulamentar tal situação, o Ministro da Saúde (Luís Filipe Pereira) do defunto governo de Durão Barroso e de Pedro Santana Lopes apresentou 3 possíveis propostas de lei, sendo que a rigidez das mesmas foi decaindo, até que nada ficou decidido.
O actual Ministro da Saúde (Correia de Campos), diz que se encontra a estudar a situação e a ouvir as várias partes interessadas, sendo que uma destas é associação de bares e discotecas (penso que não é preciso fazer uma grande ginástica mental para se saber qual a opinião destes). Deste modo, resultante deste vazio legal, todos os não fumadores, onde eu orgulhosamente me insiro, somos obrigados a quase diariamente inalar aquilo que não pretendemos. Somos obrigados a levar com os fumadores que insistem em "puxar" do seu cigarro em pleno restaurante, ignorando totalmente aqueles que porventura ainda se encontram a comer em seu redor. Lá teremos de continuar a sofrer com o facto de que quando vamos a um café/pastelaria/bar, e termos de levar com o fumo dos outros.
Posto isto, só posso (uma vez mais) tirar o chapéu à Espanha por se encontrar na vanguarda.

5 Comentários:

  • Eu não fumo, quero lá saber daqueles que fumem (apesar de estarem a gastar do meu dinheiro no sistema de Saúde...e não, o imposto não o cobre), agora não me obriguem a comer fumo, a beber fumo e a impregnar-me de fumo QUANDO EU NÃO QUERO! Lei anti-tabaco já!

    Por Blogger Loftarasa, Às 6:35 da tarde  

  • Concordo plenamente. A marginalização do consumo do tabaco vai ser uma das bandeiras desta década disso estou certo. No entanto permitam-me só um reparo: Erradicar o tabaco, mas legalizar as drogas leves???? É no mínimo irónico... e por várias razões.

    Por Anonymous Anónimo, Às 3:30 da tarde  

  • heheeheeh...
    Ainda no outro dia, estava num bar aqui em Viseu, o Litradas, a ver um encontro de futebol e a meio do mesmo tive que me vir embora, isto porque mais parecia uma sala de chuto, tal era a concentração de fumo no ar. Enfim...mas local onde não posso com o tabaco é em restaurantes! É uma falta de respeito!

    Por Blogger MGuerra, Às 6:37 da tarde  

  • Quanto ao comentário do Falcon, não vejo a ironia na legalização das drogas leves. Principalmente a descriminalização de quem cultiva a sua própria droga, em minha opinião está a ajudar a luta contra o tráfico, não o procurando. Deve haver é restrições(como tudo, nem 8 nem 80). Já agora, que tem a descriminalização do consumo de drogas leves haver com a proibição de tabaco em locais públicos? Não se podem consumir (ambos) em casa?

    Por Blogger Loftarasa, Às 12:44 da manhã  

  • Ao nosso amigo loftarasa relembro que eu falei eu erradicação do tabaco e não no consumo do mesmo em locais públicos. Caso não tenham reparado, o que duvido, o consumo do tabaco está, e bem, no processo de se considerar uma doença como o consumo de drogas (ok, ok o consumo de "drogas pesadas") Interessante também é o aproveitar da tendência por uma série de centros de "quit-smoking" em que pela módica quantia de cerca de 70cts se deixa de fumar. Bem, realmente há que aproveitar o negócio! Tudo isto para dizer que se a sociedade nos está a levar para uma vida sem vícios (poupança no sistema de saúde entenda-se)era um passo atrás legalizar o consumo das drogas leves. Nesta perspectiva. Bem e para acabar para quê legalizar o cultivo da p´rópria droga. Qual é o mal de plantar as tradicionais couves ou batatas? Ou se for o caso de pretender uma planta de interior que tal umas rosas ou uns cravos? Também são plantas que dão "alegria" à casa... só não dão é para fumar... acho eu! :-)

    Por Anonymous Anónimo, Às 1:20 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial