Adegueiro

quarta-feira, abril 11, 2007

300


Mais uma incursão no cinema por parte de Zack Snyder, realizador de Sin City, 300 é um filme que vale realmente a pena ver no cinema... mas já lá vamos. A história é a da conhecida batalha das Thermopylae em que, entre outras tropas, 300 espartanos lutaram contra o invasor persa. A fotografia do filme é sublime se nos lembrarmos que se trata da adaptação de um comic. Mas Zack Snyder leva este facto a um extremo e por vezes ver o filme é como ir percorrendo os olhos pelas tiras de uma BD. Tendo isto em conta é realmente possível apreciar o filme e a maneira como cada cena é filmada. No campo da factualidade histórica é reconfortante depararmo-nos com pormenores que se enquadram com o que é conhecido do antes durante e após desta batalha. Não querendo incluir spoilers, nota para a crítica que é apontada ao filme de como a facção persa é retratada. Não me vou alongar mais, dizendo apenas que considero as críticas infundadas. Afinal não passam de histórias de guerra (e quem vir o filme vai perceber do que estou a falar) e cada lado conta a sua versão.

É sem dúvida um blockbuster, mas, e propondo um exemplo, pessoas que disseram que "O Tigre e o Dragão" tinha saltos ridículos não vão gostar (esquecendo-se que este filme vem em linha com um tipo de cinema muito peculiar).

Dito isto 300 é mesmo um filme para ver no cinema. Mas para quem aprecia o tipo de cinema. E para quem tenta perceber porque o realizador faz determinadas escolhas. Para quem prefere recriações históricas recomendo o Canal de História.


8\10

5 Comentários:

  • Já vi e recomendo. É efectivamente um blockbuster, mas não damos o tempo por mal empregue. É a adaptação de uma comic de Frank Miller e está sublimamente bem transposta para o cinema (assim como Sin City),

    Por Blogger Loftarasa, Às 9:36 da manhã  

  • Desta vez antecipaste-te. Também já vi e gostei muito! Não conheço ao certo os factos históricos, mas o filme é fantástico, como já era Sin City.
    Como dizes a fotografia é sublime e a paleta de cores usada cai que nem uma luva ao filme, fruto de uma adaptação dos comics.
    Só mais uma achega para as cenas de luta, muito bem criadas cheias de estilo com inspiração "in Matrix".

    Por Blogger MGuerra, Às 12:48 da tarde  

  • Só uma pequena correcção. 300 foi realizado por Zack Snyder. Sin city foi realizado por Frank Miller, Robert Rodriguez e Tarantino (realizador convidado).
    O comum a ambos é serem inspirados nas "novels" de Frank Miller.

    Por Blogger MGuerra, Às 12:58 da tarde  

  • Ainda não o vi, mas estou com grandes expectativas...

    Por Blogger Jaymz, Às 1:39 da tarde  

  • Obrigado pela correcção. (é o que dá escrever posts quando se está com insónias :))

    Por Blogger Falcon, Às 7:49 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial