Adegueiro

domingo, março 18, 2007

Viseu a acordar?

Ontem fui agradavelmente surpreendido ao assistir num bar de Viseu (Reitoria), a um concerto de uma banda ainda pouco conhecida (pelo menos da minha parte) do panorama musical português. Não se pense que Viseu a nível musical é uma cidade morta, bem pelo contrário, pois ao longo dos anos vários foram os projectos de qualidade que aqui germinaram.
No entanto, espaços para que bandas ainda não implantadas se possam mostrar, são muitíssimo reduzidos, juntando-se ainda o factor económica, tudo contribui para inviabilizar qualquer iniciativa em apostar em novos valores.
Contudo, ao que parece, o Bar Reitoria decidiu finalmente apostar em apresentar bandas ainda desconhecidas. Assim, ontem, foi possível assistir à actuação da banda Mantra, originários de Guimarães.
Apesar das evidentes limitações técnicas, os Mantra tiveram a possibilidade de mostrar o seu som ao público presente. Não se pode dizer que o concerto tenha corrido maravilhosamente, pois os problemas técnicos, infelizmente, sucederam-se. Tudo começou com a primeira música, onde apenas foi possível ouvir a voz da vocalista, e mal, durante cerca de metade do tema, pois o microfone, teimosamente, decidiu deixar de funcionar. Assim, e após o termino desta, a banda decide prescindir do microfone que se encontrava apontado ao tímbalo da bateria, e entregá-lo à vocalista, no sentido de remediar a situação surgida.
Contudo, e apesar do esforço mostrado pela vocalista em se fazer ouvir, apenas o conseguiu a espaços, pois o nível de som do seu microfone, era de tal modo baixo, que a sua voz, ficava praticamente abafada pelo som emitido pelo resto dos instrumentos, situação idêntica se verificou com a secção de metais (trompete e saxofone).
No que ao concerto propriamente diz respeito, os Mantra apresentaram durante cerca de uma hora temas originais, excepção feita à música “Chaga” dos saudosíssimos Ornatos Violeta. Achei o som praticado pela banda bastante interessante e agradável, assim como a postura apresentada. Destaco e elogio a banda pela presença profissional que demonstraram apesar de todos os contratempos em que se viram envolvidos.
Espero sinceramente que outros bares da cidade de Viriato apostem nestas bandas menos reconhecidas, pois os visieenses agradecem.
Se quiserem saber mais sobre a banda, podem passar pelo blog ou pelo myspace deles, onde aqui, poderão inclusive ouvir o seu som.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial