Adegueiro

quarta-feira, setembro 05, 2007

Mundo Cão


Apesar do albúm ter sido editado em 16/03/2007, só agora tive acesso à sua totalidade, motivo pelo qual só agora me debruço sobre ele, e elaboro a minha crítica.
Os Mundo Cão, definem-se do seguinte modo, "o projecto, a banda, o grupo, soa muito simplesmente a rock (dito de forma abrangente e descomplexada sem a procura de rótulos tão em voga hoje em dia)". São na realidade uma banda predominante com um estilo rock, mas numa vertente mais calma e não tão agressiva como a palavra rock puderia supor. Ao longo dos 11 temas constituintes do albúm somos brindados com 11 letras do líder dos Mão Morta, Adolfo Luxuria Canibal, motivo talvez pelo qual, por vezes sente-se estar a viver ambientes só proporcionados pelos já referidos Mão Morta.
Frequentemente oiço comentários dizendo que os Mundo Cão têm um som idêntico ao dos saudosos Ornatos Violeta. Pessoalmente discordo desta opinião, e penso inclusive não ser esse o caminho que a banda quererá percorrer, pois a voz de Pedro Laginha propicia a um tipo de som diferente daquele que já foi tão bem elaborado pelos Ornatos. Não deixo no entanto de concordar, que ao longo do albúm, "aqui e ali" surjam umas sonoridades algo parecidas com Ornatos.
Adianta-se ainda, que dois dos elementos dos Mundo Cão (Miguel Pedro - Baterista, Vasco Vaz - Guitarrista) integram igualmente os uma vez mais já citados Mão Morta, o outro guitarrista (Gonçalo) passou pelos Big Fat Mamma, o baixista (Nuno Canoche) é o menos reconhecido, sendo por seu turno o vocalista, Pedro Laginha, o mais consagrado e mais facilmente reconhecível, não por aquilo que já fez pela musica, mas devido às suas aparições televisivas, nomeadamente enquanto actor.
Termino, aconselhando todos a ouvirem este belo albúm, em particular o tema "Morfina", alertando no entanto para o facto que à primeira audição possa-se não se considerar o cd tão bom como ele na realidade é. Poderão ouvir alguns temas no myspace da banda.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial