Adegueiro

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Decreto-Lei Anti-Tabaco Português


Finalmente o Governo Português aprovou um decreto-lei no sentido de regulamentar a proibição de fumar em locais públicos.
No entanto, e como eu infelizmente temia, é uma medida que fica claramente aquém daquilo que os não fumadores pretendem. Isto porque o que ficou decretado foi a proibição de fumar em todos os locais públicos de frequência obrigatória, como escolas e hospitais. Basicamente sítios onde até aqui, caso imperasse o bom senso dos fumadores, o fumo do tabaco nem se deveria ver.
Apesar de 50% dos portugueses serem favoráveis à proibição do fumo nos locais públicos, como indica o sitio sic online, o nosso Governo decidiu proteger os interesses das tabaqueiras, dos donos de cafés/bares/restaurantes e dos fumadores, ignorando uma vez mais, a saúde da larga maioria dos portugueses, ou seja, dos não fumadores.
Apesar de toda a União Europeia estar a adoptar medidas anti-tabágicas a sério, Portugal continua com medidas medrosas e avulso, onde inclusive este decreto-lei permite aos proprietários dos restaurantes decidir se proíbem ou não o fumo nos seus estabelecimentos. Penso que todos nós já sabemos qual irá ser a decisão dos donos dos referidos restaurantes...
Esperemos que daqui a uns tempos (não muito distantes), um governo que se preocupe a sério com esta problemática, tome verdadeiras e realistas medidas, até lá, salve-se quem puder...!!!

2 Comentários:

  • Voltamos ao mesmo, duvido que o imposto sobre o tabaco cubra as despesas do S.N.Saúde relativas aos problemas derivados ao fumo. Mas quem sou eu?

    Por Blogger Loftarasa, Às 3:13 da manhã  

  • Num consigo ficar calada....

    Acho muito bem que não se possa fumar em todo o lado, mas os senhores que tanto criticam os fumadores e os locais para fumadores deviam fazê-lo com conhecimento de causa e não devido a uma gravidez de ignorância forçada pelos media!!!!

    Os locais ditos para fumadores deverão respeitar determinadas regras que previnem realmente que se possa prejudicar outros.

    Mas em relação a doenças cancerígenas....

    Creio também deveria ser proíbido de uma vez por todas o trânsito automóvel dentro das cidades, pois A MAIOR causa de todas, para doenças respiratórias, é a poluição maioritariamente produzidas pelos automóveis!!!

    Portanto deixem-se de cinismos e comecem primeiro por perceber que a massa que têm dentro da cabeça também faz raciocínios próprios e não serve só para acumular informação digerida pelo media!!!!

    Por Blogger Raquel Rodrigues, Às 12:11 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial