Adegueiro

segunda-feira, maio 12, 2008

Israel + Palestina = Guerra sem fim?!


A questão israelo- palestiniana é daquelas situações, que todo aquele que queira ter uma visão realista e imparcial sobre a situação, terá sempre de culpabilizar os dois estados pela situação que todos conhecemos.
Contudo, será “normal”, nós ocidentais termos uma certa tendência para mais facilmente apontarmos o dedo aos palestinianos, e aos seus cegos atentados bombistas, para justificarmos a situação extrema em que esta questão se encontra, no entanto, deve-se ter uma visão holística sobre todo este processo, e desse modo, de forma inequívoca a culpa terá de obrigatoriamente ser repartida, entre israelitas e palestinianos.
Ao longo de todos estes anos de luta, nunca houve sensatez dos dois lados, e estes tempos mais recentes têm sido pródigos em acções nada prudentes e ponderadas. Leio então, que a unidade que fornece electricidade à Faixa de Gaza, teve de parar por falta de combustível que foi impedido de entrar no território devido ao bloqueio israelita, pois o último fornecimento aconteceu na quarta-feira, altura em que as autoridades israelitas isolaram Gaza e a Cisjordânia para os eventos comemorativos do 60º aniversário da fundação do Estado de Israel. Parece-me evidente, que esta decisão é absurda e fortemente criticável, pois um processo de paz, é construído e desenvolvido não só nas grandes acções e decisões, mas igualmente nos pequenos gestos e atitudes. Mas uma vez mais a intolerância prevalece, e promove assim a mensagem fácil dos radicais palestinianos.
Infelizmente continuam a querer resolver este enorme problema alicerçando as suas acções em intransigência e altivez, mas é por demais evidente que ódio gera ódio, e violência gera violência, e o círculo vicioso mantém-se.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial