Adegueiro

quarta-feira, junho 25, 2008

O Eco-Acontecimento


O regresso de M. "Night" Shyamalan é considerado o bater no fundo deste (outrora considerado) prodígio do cinema. Depois de êxitos (nem que seja de bilheteira) como "The Sixth Sense", "Unbreakable", "Signs" e "The Village", em que além de realizar também escreveu e produziu, veio a desilusão de "Lady in the Water" e agora este "The Happening".
Este eco-argumento está bem idealizado, mas falta-lhe a substância para o transformar num verdadeiro filme. Assistir a este acontecimento lembrou-me aquelas séries e mini-séries da BBC em que se faz a possível reconstituição de como seria no tempo dos dinossauros e como será com as novas espécies no Futuro. E se? E se as plantas, conhecido o seu poder de adaptação e de defesa excepcional se "revoltassem" contra a maior ameaça que defrontam na actualidade, o ser humano? Não de uma maneira cataclítica, mas com a mais "básica" adaptação Lamarckista, libertar um químico que bloqueia o nosso sistema de autopreservação, levando os humanos a simplesmente suicidarem-se. Ah, e as plantas comunicam umas com as outras. Ok, a ideia está engraçada, mas quando pelo meio se mete uma história de amor entre um casal cuja relação parece arrefecer, quando essa história de amor culmina num cliché altamente redondo no fim do filme, então o caldo está entornado.
Também admito que tem algumas cenas impressionantes que não ficam atrás de muitos filmes supostamente de terror...já agora, este filme nos EUA levou um R (proibido a menores de 17 não acompanhados por adultos), aqui é para maiores de 12... E porque não, na TV há coisas bastantes piores!

5,5/10

1 Comentários:

  • Ora aí está um filme que está na minha lista de espera para ser visto, quando houver tempo.
    Como confesso admirador do trabalho de Shyamalan, as tuas palavras assustam-me.

    Por Blogger Jaymz, Às 7:31 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial